Profissionais da Fundação São Vicente de Paulo aprendem sobre medicina alternativa durante capacitação

Profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP/Paraopeba-MG), que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Leste de Roraima participaram, recentemente, de uma oficina de produção de medicamentos tradicionais.

O treinamento ministrado pela assessora de coordenação do DSEI, Iolanda Pereira da Silva, que pertence a Etnia Makuxi, aconteceu com o objetivo de resgatar a medicina tradicional, transmitindo conhecimento empírico indígena Makuxi acerca da medicina da floresta.

O curso buscou ainda, introduzir o uso destas plantas e raízes na rede pública de saúde, com base na nova modalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Iolanda, durante a capacitação foram produzidos medicamentos como: analgésicos, vitaminas, anti-inflamatórios, xaropes, líquidos e em pomadas. Estes são utilizados em casos que vão de ferimentos, fraturas, pós-operatório, cesarianas, partos normais, dentre outros. “O resultado das medicações nos pacientes, na maioria dos casos, supera as expectativas. Com pomadas e remédios caseiros, já percebemos, por exemplo, mais rapidez no processo de cicatrização”, exemplificou.

Na primeira etapa do curso, os participantes aprenderam sobre o cultivo orgânico de algumas plantas medicinais.  Os medicamentos feitos pelos alunos durante a capacitação serão distribuídos para as comunidades indígenas, a Casa de Apoio ao Índio (CASAI) e polos bases.

medicina tradicional 2

Publicado em 02/08/2019