Notícias

Prevenção do suicídio e saúde mental são temas de palestra em comunidade indígena no MT

Profissionais de saúde do DSEI Cuiabá fizeram palestras e testes rápidos na Terra Indígena Meruri
Mais uma comunidade indígena recebeu profissionais de saúde para atividades em alusão ao Setembro Amarelo – mês dedicado aos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio. Na última semana, membros da Terra Indígena Meruri (MT) assistiram a palestras sobre o tema e também puderam fazer testes rápidos de saúde.

De acordo com o enfermeiro de área do DSEI Cuiabá, Rafael Batista, o objetivo é conscientizar os indígenas, principalmente jovens, sobre a importância de ficar atento aos sinais e sintomas de que algo na mente pode estar indo mal e como e onde procurar ajuda.

As atividades, realizadas na escola local, incluíram alunos e professores, além de demais membros da comunidade que desejaram participar. “Além da palestra para prevenção do suicídio, foram abordados temas como transtornos mentais, alcoolismo e a influência das redes sociais na vida dos jovens”, resumiu Batista.

Exames

Jovens e adolescentes que participaram do encontro também tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV.

Campanha

O Setembro Amarelo é a maior campanha de prevenção, autocuidado e anti estigma do mundo. O suicídio, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é um problema de saúde pública, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado deste problema que por causa de doenças como câncer, malária e HIV.

O problema é maior entre os indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, a ocorrência de suicídios entre eles é maior que no restante da população brasileira.

Publicado em 16/09/2022