Equipe de Saúde do DSEI Leste Roraima promove ação do Outubro Rosa com indígenas das etnias Macuxi e Wapixana

As equipes de Saúde que atuam no Polo Base Manoá, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima realizaram uma atividade temática em alusão à campanha Outubro Rosa. Com o slogan “O Encontro das Cores”, a iniciativa, que aconteceu na comunidade Manoá, na Região da Serra da Lua, no município de Bonfim, reuniu também indígenas das comunidades Nova Esperança e Vila Francisco, das etnias Macuxi e Wapixana para discutir sobre ações de prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

Gabriella Falcão, que integra o grupo e atua como dentista nas comunidades explicou que foram dinâmicas e palestras. “Foi muito incentivado sobre os exames preventivos, a importância de consultar com os médicos e enfermeiros para uma avaliação. Assim como o autocuidado. Além disso, nosso encontro possibilitou diversas atividades que elevaram a autoestima dessas mulheres, por meio de dinâmicas, brindes como esmalte, algodões e serras de unhas. Esse tipo de ação reduz a resistência em receber o conteúdo que estamos transmitindo, além de ampliar a participação”, pontuou.

A odontóloga explicou que apesar das ações continuadas e das visitas dos agentes de saúde um dos maiores desafios é fazer as indígenas irem com frequência as unidades de saúde realizar os exames preventivos na periodicidade necessária. “Nós enfatizamos bastante sobre a importância de fazer os exames preventivos periódicos, porque assim conseguimos acompanhar a saúde da mulher e em casos de diagnóstico positivo o tratamento precoce é o melhor remédio”, concluiu.

Para trazer mais dinamismo e interação, cada grupo ficou responsável por levar um prato de comida com frutas das cores escolhidas. Além da confraternização e palestras, as mulheres puderam tirar dúvidas acerca do tema e ouviram relatos de pessoas que acompanharam de perto algum caso de câncer na família. O trabalho na comunidade foi realizado pela enfermeira Karina Maciel, a técnica de enfermagem Elisomara Rodrigues, a cirurgiã-dentista, Gabriella Falcão e a auxiliar de saúde bucal Hericka Sinara. Cerca de 50 mulheres indígenas participaram do encontro.

As mulheres ouviram relatos de pessoas que acompanharam de perto algum caso de câncer na família As participantes receberam brindes como esmalte, algodões e serras de unhas

Publicado em 31/10/2022