Notícias

DSEI Leste Roraima realiza Oficina de Medicina Tradicional Indígena no Centro Lago Caracarana

No mês de agosto comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Uma data que representa a celebração de muitos avanços sobretudo na participação destes povos na sociedade, mas estas conquistas significam também manter vivos os conhecimentos daqueles que sobrevivem com uma sabedoria milenar, passada de geração para geração.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar os conhecimentos da medicina tradicional indígena que tem sido uma aliada no trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam nas comunidades, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima promoveu dias 12 e 13 de agosto a Oficina de Medicina Tradicional. O encontro contou com a participação da coordenadora da medicina tradicional Oneide Gomes e a coordenadora da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), Tereza.

Durante o evento que aconteceu no Centro Lago Caracarana os participantes aprenderam sobre a fabricação de remédios fitoterápicos para tratamentos de doenças como gripes utilizando ervas, folhas e cascas de plantas medicinais. Por meio da conservação cultural e baseada no conhecimento empírico, a medicina tradicional indígena abrange bem mais do que o uso das ervas na cura das enfermidades, mas é composta por mitos, rituais e fé.  

Atualmente, a utilização de alguns medicamentos fitoterápicos ultrapassou as barreiras destes povos e são muito utilizados como é o caso do óleo de copaíba para combater gripes, bronquites, a semente de sucupira, poderoso anti-inflamatório.

 

Publicado em 17/08/2022