Notícias

DSEI Cuiabá realiza capacitação em Atenção Integral a Doenças na Infância

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá promove com os profissionais que integram o Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), o Curso em Atenção Integral a Doenças Prevalentes na Infância. Com duração de 40 horas, a capacitação que acontece até esta sexta-feira,22, visa fortalecer e ampliar a atenção à saúde da criança, por meio de ações de qualificação da assistência que assegurem o direito à saúde e a qualidade de vida das crianças, mulheres e famílias indígenas.

Adequado a realidade vivenciada pelos profissionais da saúde nas comunidades locais o curso aborda diversos assuntos como avaliação e identificar os sinais de perigos nas crianças com dois meses a cinco anos de idade que estejam doentes e precisam de atenção especial, avaliação de problemas na garganta, avaliar e classificar desnutrição, problemas de crescimento, orientações aos pais ou responsáveis, bem como identificar violência contra o menor em situação de vulnerabilidade. Todo o conteúdo segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Além das palestras, os profissionais que participam do curso têm acesso a fotografias, vídeos ilustrativos, discussões em grupos, atividades clínicas e práticas com orientações do instrutor. Com o encerramento da capacitação, os participantes farão uma avaliação teórica com a utilização de casos clínicos de acordo com todas as temáticas abordadas. É necessário média acima de 7,0 para ser considerado apto.  Participam da capacitação os colaboradores dos Polos Base de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Comodoro e Brasnorte.

Publicado em 21/07/2022