Notícias

DSEI Cuiabá promove curso de Formação de Promotores para o Uso da Caderneta da Criança

Ação visa promover a integração de informações de diferentes áreas e possibilitar uma ampla visão da saúde e das condições de vida da criança.

Profissionais da Saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Cuiabá participam esta semana do curso de Formação de Promotores para o Uso da Caderneta da Criança. A capacitação que começou na segunda-feira, 19, é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) para qualificar e sensibilizar os diferentes atores envolvidos na assistência à saúde da criança sobre o uso adequado da Caderneta. 

A formação contou com a participação de 60 profissionais que integram o DSEI Cuiabá

 Direcionado para profissionais de nível superior que trabalham em diferentes áreas, a multiplicadora Joselly Ferraz, responsável pela capacitação, explicou que estes promotores darão continuidade às formações dentro dos territórios onde atuam. “O profissional vai propagar o conhecimento à sua equipe para que todos saibam quais as temáticas são abordadas dentro da caderneta. Essas equipes vão trabalhar direcionar e sensibilizar as famílias para que eles utilizem-na como instrumento, uma forma a mais de conhecer mais sobre a saúde da criança e melhorar o diálogo durante os atendimentos, entre outros benefícios”, detalhou.

Neste contexto, a enfermeira Fernanda Delfino Miranda pontuou que até o momento nunca foi feito um trabalho para incentivar as comunidades a fazer o uso correto da Caderneta, mas tal postura permite integração de informações de diferentes áreas, possibilita ampla visão da saúde e das condições de vida da criança. “Quando usada pelas famílias, permite o conhecimento de fatores importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, os cuidados, os direitos e garantias sociais, aleitamento materno, entre outras informações relevantes que estão direcionadas para as famílias”, concluiu.

Cerca de 60 profissionais da enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia, assistência social e medicina que trabalham no DSEI Cuiabá participam do curso de for                                                                        

Joselly Ferraz Enfermeira e Roberta Sanches são as multiplicadoras responsáveis pela capacitação

A enfermeira Fernanda Delfino pontuou que o uso correto da caderneta integra informações de diferentes áreas e permite uma ampla visão da saúde e das condições de vida da criança

 

 


         

              

Publicado em 22/09/2022