DSEI Cuiabá promove capacitação que visa fortalecer a assistência à gestante e reduzir os indicadores de morbimortalidade nas aldeias

Mais de 20 profissionais entre médicos e enfermeiros participam da capacitação que acontece até sexta-feira, 21

Médicos e enfermeiros que integram o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, que atendem em território indígena e nas Casas de Saúde Indígena (CASAI), participam desde segunda-feira, 17, do curso de Pré-Natal e Saúde da Mulher. A iniciativa visa fortalecer e qualificar a assistência à gestante e a puérpera durante o pré-natal e puerpério para assegurar o direito à saúde e a qualidade de vida da mulher e do bebê. Outro ponto é reduzir os indicadores de morbimortalidade materna, por meio da qualificação e do aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais de saúde, que atuam na assistência às gestantes e no puerpério.

Para Naíne Nadir Zark Pivatto a didática utilizada pelas instrutoras é incrível e mostra de forma muito clara que é necessário priorizar nos atendimentos. “O curso tem sido de grande importância para a complementação e ampliação do nosso conhecimento, pois ele evidenciou que com um exame físico bem feito, nós profissionais da saúde conseguimos detectar diversas alterações no organismo e evitar possíveis doenças que podem ocasionar o óbito materno-fetal. Hoje vejo a saúde da mulher e da gestante com outros olhos!”, pontuou a enfermeira que atua no Polo Base Bascaval.

Há mais de um ano trabalhando no Polo Base Comodoro, o enfermeiro do Trabalho e Saúde Indígena, Eli Alexandre Nardim destacou que a formação aperfeiçoa com dinamismo e contribui com novas aprendizagens em atividades já executadas no dia-a-dia. “São apresentadas estratégias para que possamos detectar problemas e lesões e conseguir elaborar um diagnóstico precoce antes até dos sintomas. Discutimos também sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero e do pré-natal bem feito, pois a prevenção ou detecção prévio de patologias, tanto maternas como fetais, permitem um desenvolvimento saudável do bebê e reduzem os riscos à gestante”, concluiu.

Ministrada pela médica Ana Paula Pina e a enfermeira Mariana Queiroz, cerca de 20 profissionais participam da capacitação que conta com a presença de Valéria Matilde da Silva Alves, técnica da Coordenação de Atributos e Promoção de Saúde Indígena da Sesai, que acompanha a ação. A formação encerra nesta sexta-feira, 21.

Ministrada pela médica Ana Paula Pina e a enfermeira Mariana Queiroz, cerca de 20 profissionais participam da capacitação  Ministrada pela médica Ana Paula Pina e a enfermeira Mariana Queiroz,
cerca de 20 profissionais participam da capacitação

mostra de forma muito clara que é necessário priorizar nos atendimentos

Eli Alexandre Nardim, que atua há mais de um ano no
Polo Base Comodoro também participou do curso.

Publicado em 21/10/2022