DSEI ARN promove II Semana do Meio Ambiente para discutir Resíduos Sólidos e Qualidade da Água nas comunidades indígenas

Com o tema Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Ações de Garantia da Qualidade da Água, profissionais da saúde indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Alto Rio Negro (ARN) participam da II Semana do Meio Ambiente. A iniciativa realizada pelo Serviço de edificações e saneamento ambiental indígena – SESANI do DSEI ARN, acontece até sexta-feira, 03, e tem como foco ampliar os conhecimentos das equipes que atuam nas comunidades atendidas pelo DSEI e contribuir para a melhoria da organização dos serviços ofertados nas aldeias.

O monitoramento da qualidade da água nas aldeias indígenas, metodologias de educação em saúde e meio ambiente, aspectos epidemiológicos das doenças relacionadas ao gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos, e como realizar atividades com foco na educação ambiental dos indígenas, são alguns dos temas debatidos no encontro.

De acordo com Laryssa Silva, Apoiadora em Saneamento do DSEI ARN, além da legislação e políticas públicas relacionados ao tema, as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) estão debatendo sobre a produção de resíduos de saúde nas aldeias e juntos buscando alternativas para minimizá-los. “Nós precisamos dar o exemplo e para isso, estamos discutindo com o grupo como reduzir o resíduo que produzimos nas Unidades de Saúde e quais as melhores alternativas no processo de destinação final deste lixo”, disse.

Mais de 60 profissionais da saúde incluindo enfermeiros, técnicos em enfermagem, Agente Indígena de Saneamento (AISAN), participam do seminário ministrado por meio do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI).

Publicado em 02/06/2022