DSEI ARN promove capacitação em Vigilância de Óbitos

Com o objetivo de fortalecer o monitoramento e a investigação de óbitos fetais, infantis e maternos por causas mal definidas, a equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) que integra o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN) participa de uma importante capacitação em Vigilância de Óbitos. A iniciativa acontece em São Gabriel da Cachoeira, até sexta-feira, 26.

Responsável pela Vigilância do óbito do DSEI ARN, Evellyn Siqueira Gonçalves Nunes explicou a importância dessa capacitação. De acordo com ela ”ao melhorar a qualidade dos serviços de investigação de novos óbitos nessas categorias, abre-se caminho para a adoção de medidas preventivas. Através de investigações mais eficazes realizadas no território, será possível identificar padrões, determinantes e lacunas nos cuidados de saúde, fundamentais para o desenvolvimento de intervenções direcionadas e eficazes”.

Com 17 anos de profissão, a Técnica de Enfermagem Laudeci Maria da Conceição enfatizou que o curso é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Pretendo colocar em prática todos os pontos debatidos no encontro. Esta capacitação é uma importante ferramenta para fortalecer nossas habilidades na identificação precoce de sinais de alerta e na condução de investigações minuciosas. Estou animada para aplicar o que aprender aqui no meu dia a dia de trabalho, contribuindo assim para a melhoria contínua da assistência prestada às comunidades indígenas do Alto Rio Negro”, destacou Laudeci, evidenciando o comprometimento da equipe em oferecer um cuidado de saúde cada vez mais eficaz e abrangente.

A vigilância de óbitos é uma ferramenta fundamental na promoção da saúde pública. Capacitar os profissionais de saúde para identificar, investigar e prevenir óbitos nessas categorias específicas e um passo importante rumo a uma assistência mais qualificada e uma redução da mortalidade evitável.

Publicado em 25/04/2024