Notícias

Comunidade Indígena do Wasusu Central recebe ações do Outubro Rosa

Profissionais de Saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Cuiabá, realizam neste mês diversas ações da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenir o câncer de mama. Responsável pela iniciativa na Terra Indígena Sararé, a enfermeira Elândia Chaves Caetano, explicou que em cada comunidade é utilizada uma abordagem e forma de comunicação.

A enfermeira destacou a participação da comunidade durante a Roda de Conversa que aconteceu na Aldeia Wasusu Central. “Elas fizeram bastante perguntas, em que busquei esclarecer todos os pontos, falamos sobre as gravidades dos cânceres de mama e do colo do útero, assim como a importância do exame e o porque a enfermeira faz a coleta do exame preventivo. Na nossa Região as mulheres recebem ações continuadas sobre diversos temas”, disse.

No Complexo Sararé 60% das mulheres que já realizaram o exame preventivo de mama e do colo de útero e na comunidade Wasusu 100% das mulheres já fizeram os exames. A Roda de Conversa na Aldeia Wasusu contou com a participação de todas as mulheres, assim como adolescentes e algumas crianças e homens da comunidade. Conforme programação, na próxima quarta-feira, 12, a iniciativa será realizada na Comunidade Indígena Sararé Central.

 

Publicado em 10/10/2022