Notícias

Com foco nas comunidades indígenas equipes do DIASI e Polo Base de Rondonópolis planejam ações de matriciamento

Vinculados ao Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), da Secretaria de Saúde Indígena, os profissionais que integram a Divisão de Ações de Saúde Indígena (DIASI) estiveram, na última semana, em Rondonópolis para atividade de matriciamento no Polo Base e Casa de Saúde Indígena (CASAI).

O matriciamento, como é conhecido, trata-se do Apoio Matricial, um modo de realizar a atenção em saúde compartilhada por meio dos Núcleos de Apoios de Saúde da Família. Estas ações utilizam estratégias conjuntas desenvolvidas e realizadas por diversos profissionais considerando a necessidade de cada indivíduo, família ou comunidade e a importância de integração.

Neste encontro, as ações do matriciamento foram direcionadas a Saúde do Trabalhador, orientações quanto a Campanha do Outubro Rosa, organização dos estabelecimentos de saúde, fluxo de referência e contra referência, além da vigilância em saúde, com foco na violência. As atividades foram realizadas com a coordenação do Laboratório Central, visando melhorias na organização do fluxo de atendimento dos usuários indígenas.

A equipe do DSEI Cuiabá reuniu ainda com os profissionais da saúde técnica, nutricionistas e enfermeiras, ponto focal do Polo Base Rondonópolis; Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência, Conselho Tutelar e cacique geral da Terra Indígena Tadarimana, para discutir proposições de um planejamento conjunto para fortalecimento das ações intersetoriais na Aldeia Tadarimana e aldeias do entorno, com foco no enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Publicado em 17/10/2022