Equipes Multidisciplinares realizam ações sobre a importância da Amamentação nos DSEI’s Cuiabá, Leste Roraima e ARN

Um mês inteiro para reforçar à população sobre a importância do aleitamento materno. A Campanha Mundial do Agosto Dourado tem como objetivo dar visibilidade e incentivar à amamentação, pois o leite materno é comparado ao ouro. Mas não trata-se apenas dos benefícios contidos nos nutrientes do leite.

Amamentar tem inúmeras benesses e alertar sobre todos os benefícios do aleitamento materno é o que tem sido feito pelos profissionais contratados pela conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG) nas aldeias indígenas atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá (MT), DSEI Leste Roraima (RR) e DSEI Alto Rio Negro.

Ao longo do mês de agosto, várias ações realizadas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena dos Distritos destacaram que a amamentação estimula o sistema nervoso e está relacionada à maior inteligência em menores de dois anos. Entre todos os nutrientes do leite materno, o lipídio presente no leite posterior (aquele mais grosso, mais oleoso), que vai permitir a formação da bainha de mielina dos neurônios, portanto ajuda o sistema neurológico;

As iniciativas contaram com a participação de diversos profissionais como nutricionistas, enfermeiros e odontólogos.  Vale lembrar que, além do leite, os movimentos da criança ao mamar no seio da mãe são de muita importância para a odontologia, uma vez que esses movimentos estimulam o crescimento dos órgãos e trazem outros vários benefícios. O ato de sugar o leite materno é o estímulo para o exercício da face, em que músculos e ossos estão em desenvolvimento.

Publicado em 24/08/2022