Com foco na redução da morbimortalidade materna e infantil, Fundação São Vicente de Paulo participa de oficina com tema “Troca de Saberes com Parteiras Tradicionais”

oficina parteira 4

“Troca de Saberes com Parteiras Tradicionais” esse foi o tema da oficina realizada, recentemente, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro (AM). A capacitação promovida em parceria com a Fiocruz,   Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e  Associação das Mulheres Indígena de Iauaretê contou com a participação dos profissionais da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP-Paraopeba/MG) e de 37 parteiras da Calha do Waupes.

De acordo com o Coordenador Local da Fundação, Elias Albuquerque, a oficina aconteceu com o objetivo de resgatar e valorizar o parto tradicional e as práticas indígenas no cuidado da gestação, parto e puerpério e sobretudo, reduzir a morbimortalidade materna e infantil. “A mortalidade infantil dentro de aldeias indígenas sempre foi tema preocupante, por esse motivo, temos priorizado a qualificação das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) em busca de mudar essa triste realidade”, explicou.

O coordenador ressalta ainda que, a Fundação São Vicente de Paulo tem buscado alinhar o trabalho realizado pelos os profissionais que atuam na saúde indígena com as práticas realizadas culturalmente pelos indígenas. “A preservação dos costumes indígenas tem sido uma outra preocupação da Fundação, uma vez que temos consciência da importância de respeitar às tradições culturais”, acrescentou Elias.

oficina parteira 01

Publicado em 06/09/2019