" Vamos Falar Sobre Suicídio! Realidade Amazônicas: compreender para acolher" é tema da capacitação realizada em São Gabriel da Cachoeira

evento suicidio

Profissionais da Fundação São Vicente de Paulo (Paraopeba/MG) que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena de Alto Rio Negro participaram, entre os dias 09 e 10 de setembro, da Oficina de Prevenção ao Suicídio cujo tema foi " Vamos Falar Sobre Suicídio! Realidade Amazônicas: compreender para acolher". A inciativa faz parte das ações em apoio à campanha nacional de valorização da vida denominada Setembro Amarelo.

A qualificação aconteceu com o objetivo de favorecer a ampliação e o fortalecimento da promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral ao suicídio visando à redução de tentativas e mortes por suicídios. Na ocasião, foram considerados os determinantes sociais da saúde e as especialidades culturais da população e grupos sociais em situação de maior vulnerabilidade a essa prática.

O evento contou com a participação de 120 pessoas de variadas áreas de formação: médicos, dentista, técnico de enfermagem, assistente social, professores, auxiliar de dentista, enfermeiros e psicólogos, que na oportunidade, representaram várias instituições como a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Funai, Hospital de Guarnição, Centro de Referência de Assistência Social, Diocese, Secretaria Municipal de Saúde e DSEI/ARN.

Os dois dias de capacitação foram pautados na construção coletiva em torno dos fatores que levam ao suicídio tais como o uso prejudicial de álcool dentre outras drogas. “O suicídio é uma prática que reflete no âmbito da saúde, mas também na intersetorialidade e, sobretudo, no campo da Saúde Mental. Neste sentindo, a qualificação focou também, na prevenção, nos saberes tradicionais, na importância das notificações, bem como, na construção de uma linha de cuidado para as pessoas em risco e em tentativas de suicídio”, destacou o Coordenador Local da Fundação, Elias Albuquerque.

Vale ressaltar que, a oficina é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas. A realização do evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, da Fundação São Vicente de Paulo e do Distrito Especial de Saúde Indígena Alto Rio Negro.

evento suicidio 2

Publicado em 12/09/2019