Notícias

Ministério da Saúde prioriza indígenas também na vacinação contra Influenza

Os indígenas brasileiros estão entre os grupos prioritários para a imunização contra o vírus Influenza que causa a gripe H1N1. A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi lançada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nesta segunda-feira, 12 de abril, com a presença do ministro Marcelo Queiroga e dos secretários da pasta.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, destinou mais de 760 mil doses para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) vacinar indígenas, atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS) e especificidades da ADPF 709, e profissionais de saúde indígena.

As doses destinadas aos indígenas serão armazenadas pelos estados e municípios e serão retiradas pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), da SESAI, à medida em que as vacinas forem aplicadas. A vacinação ocorrerá diretamente nas aldeias dos 34 Distritos e não haverá necessidade de deslocamento dos indígenas para a imunização.

 

Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

 

Em abril, os indígenas brasileiros também receberão o reforço do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A campanha é anual e reforça a cobertura vacinal em regiões que ficaram abaixo das metas de imunização estabelecidas pelo PNI. Todas as vacinas de doenças imuno-preveníveis estarão disponíveis para aplicação conforme as faixas etárias da população indígena.

A 15ª edição do MVPI integra a Semana Mundial de Vacinação, organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ocorrerá de 22/04 a 21/05/2021.

 

(Fonte: Sesai)

Publicado em 13/04/2021