Notícias

Profissionais da Fundação São Vicente de Paulo ampliam ações para combater a Tungíase no DSEI de Alto Rio Negro

Com apoio da  Secretaria de Saúde Indígena (Sesai)  e a  Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Profissionais da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP-Paraopeba/MG) têm ampliado as ações para combater a  Tungíase, doença popularmente conhecida como bicho-de-pé, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira no Amazonas.

Segundo especialistas, a Tungiase é provocada por uma pulga, que se alimenta do sangue de humanos e animais. A infecção pode levar à desfiguração e à mutilação dos pés, reduzindo a mobilidade da pessoa afetada.

De acordo com o Coordenador Local da Fundação, Elias Albuquerque, além de visitas técnicas, as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que atuam no Distrito, têm passado por treinamentos específicos para desenvolver as atividades de combate à doença nas aldeias. “Estão sendo realizadas visitas técnicas especificas nas aldeias afetadas, onde temos trabalhado inicialmente, a orientação quanto ao processo de trabalho, educação em saúde e treinamento das Equipes. Essas ações visam propiciar aos indígenas os cuidados diários que eles devem ter em suas residências. Estas atividades serão realizadas por um período longo e permanente, já que o tratamento é dividido em eixos distintos com foco no paciente acometido, na residência e no animal”, explicou o coordenador.

No DSEI de Alto Rio Negro, as atividades iniciaram pela comunidade Calha do Rio Waupés e continuarão na Calha do Rio Tiquié, ambas em São Gabriel da Cachoeira. Vale lembrar que, no início do mês de agosto, representantes da Sesai e da Opas visitaram o Distrito em busca de orientar as ações a serem desenvolvidas para combater a tungíase nas comunidades atendidas pelo DSEI.

tungiase foto sesai

tungiase foto PAHO

Fotos:Pan American Health Organization PAHO

Publicado em 27/08/2019