Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da Fundação São Vicente de Paulo realiza ações de saúde bucal na Aldeia Gomes Carneiro em Rondonópolis

ação bucal 3

Profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP/Paraopeba-MG), que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) de Cuiabá (MT) realizaram esta semana, na Aldeia Gomes Carneiro, localizada no município de Rondonópolis, uma ação coletiva de escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.

De acordo com o odontólogo Frederico Rocha Couto, a atividade educativa foi realizada com foco na prevenção. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas que é mais barato e menos doloroso prevenir do que tratar o problema. É um processo de estimulação, pois como a comunidade ficou alguns meses desassistidas, isso ocasionou muita cárie. Além da dor de dente, que traz um grande incômodo, a cárie se não exterminada traz uma série de consequências como a perda do elemento dentário e edema facial”, afirmou o dentista ao reforçar a importância de trabalhar a prevenção para reduzir o índice de cárie na comunidade.

A ação contou com palestras, demonstrações, e distribuição de kits de higiene bucal. “Nós levamos creme, fio dental e macro modelos para demonstrar a parte técnica da escovação. Além das crianças, visitamos as famílias e convidamos toda a comunidade para participar. O resultado foi bem positivo”, avaliou Frederico.

acao bucal

Vale lembrar que, além das atividades educativas a equipe da FSVP realiza o atendimento e acompanhamento dos pacientes atendidos nas comunidades.

Publicado em 17/07/2019