Enfermeiros do DSEI Leste Roraima participam de capacitação e atualização em Atendimento Pré - Hospitalar

Enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima participaram, na última semana, da capacitação e atualização em Atendimento Pré – Hospitalar.  As aulas ministradas por bombeiros civis, profissionais do SAMU, médicos, técnicos de enfermagem e antropóloga, visam reciclar o conhecimento dos profissionais e prepará-los para a realização de atendimentos de urgência e emergência nas aldeias indígenas.

Sob a coordenação do Enfermeiro do Trabalho da Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG), Raimundo Monteiro, o curso realizado de 26 a 30 de abril, capacitou 11 enfermeiros. A segunda das seis turmas, que irão passar pela capacitação, está prevista para começar no próximo dia 17. “ Esses cursos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais de nível superior e capacitar os técnicos de enfermagem, uma vez que, por estarem há muitos anos atuando na atenção básica, esses profissionais acabam perdendo um pouco da prática em APH. Então, estamos preparando as equipes para que elas possam, caso ocorra alguma eventualidade, prestar atendimentos de urgência e emergência nas aldeias indígenas”, afirma Monteiro ao adiantar, que a intenção deste projeto é capacitar, até setembro deste ano, mais de 70 profissionais que atuam na “ponta” da saúde indígena.

Vale lembrar que a Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG) é uma das conveniadas que atua, conforme o novo modelo implementado pela Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), nos DSEI’s Leste Roraima (RR), Cuiabá (MT) e Alto Rio Negro (AM).

Atualmente, a Sesai é responsável por 755 mil indígenas distribuídos em mais de 6 mil aldeias de todo o país. A Secretaria conta com mais de 14 mil profissionais de saúde para prestar atendimento de atenção primária a indígenas de 305 etnias e que falam 274 línguas.

Publicado em 05/05/2021