Em busca de preservar costumes tradicionais, Fundação São Vicente realiza a entrega de equipamentos para a prática da medicina alternativa no DSEI Leste

Ciente da importância do respeito às tradições culturais e da preservação dos costumes indígenas, a Fundação São Vicente de Paulo (FSVP/Paraopeba-MG) tem incentivado à prática da medicina alternativa, que acontece por meio da realização de oficinas de medicamentos naturais feitos com plantas medicinais.

Nesta semana, a Fundação realizou no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Leste de Roraima, a entrega de equipamentos e insumos, que serão utilizados nos cursos de produção de medicamentos tradicionais.

A capacitação, voltada para os profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da FSVP, é ministrada pela assessora de coordenação do DSEI, Iolanda Pereira da Silva, que pertence a Etnia Makuxi. “Os índios usam a medicina tradicional indígena há muitos anos, antes mesmo de existir a medicina alopática. Desde então, sempre foram feitos por eles os banhos para lavar as feridas, inalação a vapor para curar doenças, ervas para curar algum tipo de torção ou qualquer outro traumatismo nos ossos”, lembra a coordenadora.

Para Iolanda, é fundamental que os profissionais que atuam na saúde indígena tenham conhecimento sobre a medicina tradicional e que realizem um trabalho alinhado ao que é feito culturalmente pelos índios.  “Nas comunidades, nós temos os profissionais indígenas que mesmo que não tenham passado por uma faculdade, têm o conhecimento e o dom que Deus deu a eles. Nós temos o pajé que para nós é um médico, uma vez que ele é quem faz o diagnóstico e todo o tratamento todo do paciente. Temos também, os rezadores que tratam da saúde dos pacientes por meio das orações e as parteiras que são as responsáveis pelos partos. Então, é imprescindível que os profissionais que trabalham na saúde indígena tenham consciência da importância disso e que o trabalho deles venha para agregar o trabalho já feito pelos índios nas comunidades”, acrescentou.

Vale ressaltar que, os treinamentos ministrados pela coordenadora buscam resgatar a medicina tradicional, transmitindo conhecimento empírico indígena Makuxi acerca da medicina da floresta. Durante as oficinas, os profissionais aprendem a produzir medicamentos como analgésicos, vitaminas, anti-inflamatórios, xaropes, líquidos e em pomadas.

equipamentos medicina tracional

Publicado em 23/08/2019