Notícias

DSEI Leste de Roraima inicia a 1ª etapa de imunização em indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Ingarikó, Patamona e Wai Wai

 

Foto: Emily Costa
                                                                                                              Foto: Emily Costa

 

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima iniciou na última sexta,22, a vacinação contra a COVID-19 nas comunidades indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará, Ingarikó, Patamona e Wai Wai.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o DSEI Leste recebeu da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) um total 50.628 doses da vacina Coronavac que garantem as duas etapas de imunização aos indígenas aldeados maiores de 18 anos e aos profissionais de saúde.

Considerando que os grupos originários são mais suscetíveis às doenças respiratórias, devido a suas especificidades culturais, econômicas e sociais, o início da vacinação da população indígena foi celebrada pelos profissionais que integram as equipes multidisciplinares de saúde indígena do DSEI Leste de Roraima.

Vale lembrar que a primeira pessoa a ser vacinada em Roraima foi a Pajé da comunidade Uiramutã, Iolanda Pereira da Silva, pertencente a etnia Macuxi. A cerimônia que marcou o início da vacinação no Estado ocorreu no último dia 21.  A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) estima vacinar mais de 410 mil indígenas e 20 mil profissionais de saúde indígena contra a COVID-19, em todo Brasil. A imunização acontece em aproximadamente 6 mil aldeias dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do País e incluem também as especificidades da ADPF 709.

Publicado em 26/01/2021