Notícias

DSEI Cuiabá realiza a distribuição de kits para a capacitação de AIS e AISAN na região de Umutina

A Coordenação Local da Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG), que atua no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá (MT), participou, na última semana, da entrega dos Kits com equipamentos, uniformes e material de capacitação disponibilizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) aos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígena de Saneamento (AISAN) dos 34 DSEI’s do país.  A distribuição ocorreu na Aldeia Massepô localizada a 25 km da aldeia central da região de Umutina.

Na ocasião, os profissionais de saúde do DSEI Cuiabá, que participaram da ação, realizaram uma reunião com os agentes indígenas da região para explicar como eles terão acesso a conhecimentos técnicos e novas metodologias por meio do Ensino à Distância (EAD). “O DSEI Cuiabá fez uma cerimônia simbólica para dar o ponta pé inicial na distribuição dos Kits aos AIS e AISAN do Distrito. Esta reunião contou com a participação de nove agentes indígenas que atuam nas aldeias Água Corrente, Umutina, Adonai, Massepô, dentre outras dessa região”, destaca o Coordenador Local da Fundação, Guilherme Chaves.

Vale lembrar que o conteúdo exclusivo em vídeo e texto, desenvolvidos por especialistas e técnicos ligados à SESAI, está disponível na plataforma gratuita Universus, do Ministério da Saúde, e também no YouTube da Secretaria. A iniciativa visa fortalecimento da capacidade da resposta ao enfrentamento à COVID-19 nas comunidades indígenas de todo o Brasil.

Publicado em 15/06/2021