DSEI Cuiabá intensifica ações de combate à malária no Polo Base de Comodoro

Em busca de prevenir e combater a malária nas comunidades indígenas que pertencem ao Polo Base de Comodoro no Mato Grosso,  a equipe de profissionais da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP- Paraopeba/MG)  que atua no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)  de Cuiabá, deram inicio nesta segunda-feira, 04, às ações estratégicas  que visam a redução da  morbimortalidade e da gravidade dessa doença nas aldeias da região.

De acordo com o Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo, Guilherme Chaves, os profissionais das Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena estão realizando palestras e rodas de conversa sobre as atitudes de combate ao vetor da malária, a dedetização de casa em casa, fumacê nos locais com foco do mosquito, treinamento para leitura de lâminas e a realização dos testes rápidos da malária. “Esta iniciativa é um instrumento de transmissão de conhecimento e motivação para que nossos profissionais da saúde indígena, por meio de um esforço coletivo, possam desenvolver suas atividades e assim, contribuir de forma decisiva para o controle da malária”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, o plano estratégico visa ainda, intensificar a educação em saúde nas aldeias de incidência e prevalência de casos de malária ao efetivar parcerias com Municípios, Médicos, Funai, Professores, lideranças, EMSI e comunidades. A intenção é estender esta ação para todas aldeias da região. “Nosso objetivo é garantir o atendimento aos casos suspeitos de malária para diagnosticar e tratar precocemente, realizar o tratamento supervisionado e o encaminhamento dos casos graves para Unidade de Referência, quando necessário, e sobretudo, desenvolver ações educativas e de mobilização social relativas ao controle da malária em sua área de abrangência”, completou Guilherme Chaves.

Publicado em 05/11/2019