DSEI Alto Rio Negro capacita profissionais contratados no Processo Seletivo Emergencial de enfrentamento à COVID-19

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro (ARN), localizado em São Gabriel da Cachoeira (AM) que é o município considerado a porta de entrada da região conhecida como Cabeça do Cachorro, onde vivem 23 povos indígenas, promoveu a qualificação e capacitação dos profissionais de saúde que foram contratados, por meio do Processo Seletivo Emergencial de enfrentamento a COVID-19, para atuar no Distrito.

De acordo com a coordenação do DSEI, o objetivo da capacitação foi preparar as equipes para que elas possam fazer o diagnóstico precoce, a identificação de casos suspeitos ou confirmados e ainda, garantir o tratamento adequado conforme as determinações Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Vale lembrar que, a rede de estabelecimentos de saúde indígena do Subsistema de Atenção orienta a atuação na identificação, notificação, e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo novo Coronavírus, com base nos protocolos e documentos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A implantação da equipe de resposta rápida, contratada por meio da conveniada Fundação São Vicente de Paulo, possibilita o atendimento emergencial às 23 etnias que habitam a Região do Rio Negro, visando a qualidade no atendimento.

É importante ressaltar que, diariamente, antes de se deslocarem até as comunidades, estes profissionais têm passado por avaliação médica e por testes de COVID-19.  Além de cumprir as orientações de isolamento e quarentena os profissionais são monitorados pela Vigilância do Distrito.

Publicado em 03/06/2020