Notícias

DIA DA ENFERMAGEM: Enfermeiras da saúde indígena relatam suas experiências na assistência aos povos originários

“Eu comecei na saúde indígena desde 2004, eu comecei como técnica de enfermagem mas, atualmente, sou enfermeira. As primeiras aldeias onde trabalhei  foi no Xingu . Hoje, eu atuo no apoio técnico das equipes multidisciplinares. Posso dizer que todas as experiências contribuíram com o meu crescimento profissional e pessoal” esse relato é de Joselly Ferraz, uma das enfermeiras do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá.

Para ela, atuar na saúde trabalhar na saúde indígena é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. “ É uma experiência que me permite aprender sobre uma cultura diferente e isso nos ensina a exercer nosso trabalho respeitando as crenças e tradições indígenas", acrescenta.

Também do DSEI de Cuiabá, a enfermeira Dryellen Coelho se especializou em saúde indígena e revela sua paixão pela profissão. “É gratificante servir aos povos originários do nosso país, eu como especialista na área sempre fui apaixonada pela saúde indígena. É um trabalho árduo que requer o melhor do profissional, já que atuar em áreas indígenas exige dedicação, sabedoria e compreensão. Buscamos prestar a melhor assistência às comunidades atendidas pelo DSEI Cuiabá”, relata a enfermeira. 

Assim como Joselly e Dryellen, a enfermeira Jailcy Souza da Silva também considera a atuação na saúde indígena um grande aprendizado.  Há mais de 17 anos nesta área, ela trabalha há 11 no DSEI Leste de Roraima, onde integra o núcleo responsável pela imunização de quase 52 mil indígenas. "As experiências e o aprendizado que vivi ao longo destes 17 anos como enfermeira na saúde indígena e vivo, diariamente, são muitos. Os indígenas são atenciosos e respeitam muito os profissionais que atuam na saúde", completa Jailcy que é descendente de indígenas.

 

Dia da Enfermagem

12 de maio é o dia mundial o Dia da Enfermagem. A data, que celebra os enfermeiros do mundo inteiro, é comemorada homenagem ao nascimento, em 1820, de Florence Nightingale, que é considerada marco da enfermagem moderna.

No Brasil, a Semana da Enfermagem comemorada anualmente de 12 à 20 de maio, homenageia a enfermeira brasileira, Ana Néri, que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Vale lembrar que, a enfermagem é uma profissão milenar celebrada desde a época em exercer essa função se tornou sinônimo de cuidar, proteger, nutrir e salvar a vida de pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

Publicado em 12/05/2020