DESEI Cuiabá elabora cartilha informativa sobre o coronavírus na Língua Aruak para os indígenas da etnia Enawene Nawe

“Enawene Nawe Hotaikiti Awali wantenen” significa “Vamos manter a aldeia Enawene livre do vírus” na língua Aruak falada pelos indígenas, da etnia Enawene Nawe, que vivem em uma única aldeia localizada no noroeste do Estado do Mato Grosso.

Com intuito de informar esses indígenas sobre a COVID-19, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá (MT) elaborou uma cartilha com a língua materna da comunidade para alertar sobre os cuidados e medidas preventivas que devem ser adotadas contra o coronavírus.

O material contou com a colaboração do odontólogo Marco Miyashita Fumoto que integra a equipe multidisciplinar de profissionais da conveniada Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG) do DSEI Cuiabá. Com mais de sete anos de prestação de serviços de saúde bucal na aldeia Enawene Nawe, o dentista aprendeu o idioma falado por estes indígenas e fez a tradução da língua Aruak para a produção da cartilha.

Publicado em 14/05/2020