Notícias

DSEI Leste de Roraima intensifica testagem e imunização contra a COVID-19

 

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima vem realizando a “Operação Intensifique”, desde novembro de 2020, com o objetivo de aumentar a testagem para COVID-19 nas aldeias atendidas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). O Distrito tem uma população de mais de 52 mil indígenas e as EMSI estão testando a população com o apoio do Governo do Estado.

 

Para realizar a operação, o DSEI fez um mapeamento epidemiológico com as 348 aldeias que compõe o DSEI e firmou parcerias para a realização de barreiras sanitárias, testagens e campanha de conscientização. “ A gente sentou com o governo do Estado e com as prefeituras municipais para falar das barreiras sanitárias, as formas como os indígenas se organizam e sobre a transmissão da COVID-19”, explica o enfermeiro do DSEI, Kenysson Rodrigues.

 

Com a chegada da vacina contra o novo coronavírus, em fevereiro deste ano, as ações passaram a ser também de reforço na campanha de imunização com palestras de conscientização. As EMSI já passaram pelos Polos Bases de Cantagalo, Pium, Milho, entre outros. No momento, estão atuando na região das Serras, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que é a maior, mais populosa e de difícil acesso no DSEI Leste de Roraima.

 

A estratégia pedagógica de rodas de conversas tem sido a melhor forma de conscientizar a população indígena sobre a transmissão da COVID-19 e a importância da imunização. “Quando a gente chega na comunidade, a gente explica, orienta, faz palestra, roda de conversa. Chamamos as lideranças indígenas, realizamos palestra e fazemos a vacinação dos profissionais de saúde e dos indígenas. Então só do fato de nos verem e saberem que estamos ali para explicar, tirar dúvida faz com que essa ação seja bem maior”, avalia a enfermeira do DSEI, Jailcy Souza da Silva.

 

Até o momento foram realizados mais de 7,6 mil testes para COVID-19 em parceria com o Governo do Estado de Roraima. A meta de imunização do DSEI Leste de Roraima é de 23 mil indígenas acima de 18 anos atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS) e especificidades da ADPF 709. Até o momento quase 9 mil foram vacinados contra a COVID-19.

 

A vacinação é voluntária e o Ministério da Saúde recomenda que gestantes, puérperas e lactantes e pessoas com doenças reumáticas, imunológicas e oncológicas devem ter avaliação individualizada, e decisão compartilhada entre médico e paciente, para receber o imunizante contra a COVID-19.

 

(Fonte: Sesai)

Publicado em 25/02/2021